Manual

 Como pedir Reintegração de curso?



No caso de interrupção do curso, a reintegração (continuação) do estudante ficará condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:
1  Existência de bloco e/ou disciplina para flexibilização;
 Cumprimento de adaptação curricular.
Deve ser solicitada via Protocolo, anexando-se cópia do histórico escolar atualizado. Converse com o Coordenador.

Como pedir aproveitamento de disciplina:

É uma concessão de crédito ao aluno que cursou na própria instituição ou fora desta disciplina(s) com carga horária e conteúdo compatíveis. O aluno deve requisitar no Protocolo, preenchendo formulário e anexando a seguinte documentação:

1.  Comprovante de matrícula do período correspondente (cópia);
2. Histórico escolar, constando a disciplina solicitada para dispensa;
3. Plano de curso da disciplina;
4. Comprovante de reconhecimento do curso (se outra Instituição);
5. Comprovante de recolhimento de taxa.

O processo será enviado à Coordenação e repassado para análise do professor da disciplina. É recomendável que o aluno frequente as aulas até que o pedido seja de fato deferido.

No caso de reprovação:

Ocorre quando o aluno não consegue alcançar a média de aprovação ou não cumprir 75% da carga horária da disciplina.
1  O aluno ficará retido no último bloco que cursou caso tenha sidoreprovado em três ou mais disciplinas do referido bloco.
2  O aluno poderá ser matriculado nas disciplinas do bloco seguinte, excetuando-se as que exigirem pré-requisito.
3  O bloco de matrícula do aluno é aquele em que ele tenha que cursar três ou mais disciplinas, obedecendo à sequência do fluxograma curricular.
4  O aluno pendente em duas ou mais disciplinas poderá matricular-se em duas delas mais as do bloco subseqüente, desde que haja vaga e compatibilidade de horário, obedecendo ao critério de pré-requisito.
5  flexibilização intercampi somente poderá ocorrer em Unidade Universitária (campus) na área do mesmo município.
6  A flexibilização não poderá ocorrer para adiantamento do curso.

E no caso de transferência:

Consiste no realocamento do estudante. Estão divididas em:

I. Transferências facultativas
Podem ser internas (permuta de Campi Universitário) ou externas (mudança de Instituição). Ambas estarão submetidas a processo seletivo estabelecido em Edital, só podendo ocorrer quando da existência de vagas ociosas.

II. Transferências de ofício
Serão efetivadas, em qualquer épocaindependentemente de vagas, desde que oriundas de instituições congêneres, conforme previsto na Legislação Estadual e Federal, e serão homologadas pelo CEPEX. Podem solicitá-la:
1  O servidor público civil ou militar estudante ou dependentes destes, matriculados regularmente;
2  Os dependentes de servidores, quando estes retornarem de afastamento concedido pela Universidade para Programas de Pós-graduação Strictu Sensu.

Será permitida a transferência de alunos da UESPI para outras Instituições de Ensino Superior, a pedido do interessado, desde que o mesmo faça juntada de documento oficial, comprovando a existência de vaga.

Qual o prazo para professores entregarem as notas?

Após a realização das avaliações, o professor deverá comunicar o resultado aos alunos em até dez dias úteis e registrá-lo no Diário de Classe. Se o aluno não concordar com a nota, pode pedir revisão.

Revisão de nota 


Os professores geralmente entregam as provas em sala de aula antes de registrarem a nota no Diário de Classe. Nesse momento, o aluno pode aproveitar para discutir, diretamente com o professor, a correção de determinada questão. Se não conseguirem chegar a um consenso, ou se for negado acesso à prova corrigida, o aluno poderá adotar o seguinte procedimento:

  Art. 1º. Requerer a revisão da avaliação ao Coordenador do curso, anexando cópia da prova, no prazo de 72 horas após o recebimento da nota.
 Art. 2º. A revisão será realizada pelo professor da disciplina, no prazo de 48 horas.
 Art. 3º. É de responsabilidade do coordenador do curso, informar ao aluno o resultado da revisão, que terá o prazo de 24 horas para recorrer.
Art. 4º. Havendo recurso, o coordenador do curso nomeará uma banca examinadora, constituída por 3 professores da disciplina e/ou disciplinas afins, para apreciar o recurso, no prazo de 05 dias úteis.
 Art. 5º. O resultado do recurso será informado ao aluno e á Pró-Reitora de Ensino e Graduação para os devidos fins.

Segunda chamada


Se você faltar no dia da prova, tem direito a fazê-la em outra data designada pelo professor. Converse pessoalmente com ele ou então:
1  Faça a requisitação devidamente justificada à Coordenação até 72h (três dias úteis) após a realização da primeira chamada.
2  Segunda chamada não é punição! O conteúdo tem que ser o mesmo da prova que você faltou.
3  Você tem direito a uma prova de segunda chamada por disciplina.

Antecipação da conclusão do curso


Se, por exemplo, você for aprovado num concurso público de nível superior, poderá solicitar o Exame de Avaliação de Aproveitamento Extraordinário de Estudos, visando abreviar a conclusão do curso.
1  Ter cursado no mínimo 75% da carga horária total do curso.
2  Concluído o Estágio Supervisionado Curricular.
3  Não ter reprovação nas disciplinas.
4  Rendimento acadêmico igual ou superior a 9,0 (nove).
5  O Exame compreenderá avaliação escrita e oral, que abrangerá conteúdos programáticos e as eventuais práticas da disciplina a ser avaliada.
6  Mas atenção! O Exame só poderá ser realizado uma única vez.